top of page
WhatsApp Image 2020-01-09 at 21.59.10.jp

Sobre o autor

Esse livro é fruto de uma admiração profunda pela Polônia, a única nação que lutou por si mesma e por outras nações do primeiro ao último dia da II Guerra Mundial, de um modo ou de outro, em todos os teatros possíveis. A ideia inicial era apenas um artigo que deveria ser publicado no site do “Clube dos Generais” - www.clubedosgenerais.org -, uma entidade voltada para o estudo de conflitos, principalmente a II Guerra, criada mais de vinte anos atrás. O artigo começou a ser escrito e quanto mais eu peneirava os informes sobre os poloneses, mais crescia minha admiração e mais percebia o quanto esse povo valente em todos os aspectos foi capaz de permanecer indomável mesmo na mais negra de suas noites, uma noite que durou 50 anos.

Os agradecimentos vão, primeiro, para os poloneses de ontem e de hoje, sobre os quais pude conhecer um pouco mais, e depois para os integrantes do Clube dos Generais, pessoas que me estimularam a continuar quando diante de adversidades. Também quero agradecer a meus pacientes - sou psicanalista - alguns dos quais, sabendo desse projeto, me perguntavam e também me animavam a continuar, sem prejuízo, obviamente, das sessões de análise. Por fim, quero agradecer a minha família que suportou dias e dias de conversas aleatórias sobre a Polônia e minha imersão na produção do texto.

 

O polonês não é, nem de longe, uma língua fácil. Lidar com nomes poloneses foi um desafio e espero que o leitor compreenda sempre que encontrar - porque encontrará - erros. Estes, assim como omissões e versões dos fatos, são responsabilidades minhas.

 

São Caetano do Sul, São Paulo

2 de janeiro de 2020

bottom of page